Como funciona o algoritmo do google?
Pensando em como criar conteúdo para o blog?
Antes de mais nada é bom entender o caminho que a pessoa faz para chegar ao seu conteúdo, primeiro ela faz a pesquisa, o Google mostra os resultados que são os sites que tem haver com a pesquisa dela e então ela clica no site que tem mais haver com o que ele pesquisou.
Como aparecer nos resultados do google?
Simples, você precisa saber o que essa pessoa está pesquisando e escrever seu artigo com a base de pesquisa dessa pessoa. Agora você deve estar se perguntando como saber o que a pessoa digita no google né?
Conteúdo
Como descobrir o que as pessoas estão pesquisando?
Uma das formas que você pode descobrir é ir nos comentários das redes sociais e ver as dúvidas das pessoas e assim criar conteúdo sobre o que a pessoa está pesquisando.
Um exemplo que você pode fazer é ir em um vídeo do youtube, apertar em seu teclado CTRL + F e pesquisar por “Como ..”, assim irá aparecer as dúvidas das pessoas, outra forma é ir no Google e na barra de pesquisa você escrever “ como “ e ver as opção que ele te mostra, apos fazer isso você pode complementar seu como adicionando mais letra tipo “ como a ” ele vai te mostrar mais resultados, “ como b ” e assim por diante.
Outra forma que muita gente usa é sites como o Ubersuggest onde você já sabe um tema que quer escrever e pesquisa o seu como, e ele irá te retornar outras opções correlacionada, com novas ideias de títulos e formas de alcançar essas pessoas, mostra o que as pessoas estão pesquisando.
Ou simplesmente você poderá digitar a palavra chave que você quer escrever, tipo “BLOG”, também mostrar o que as pessoas estão pesquisando e mostrar seus correntes, assim você pode modelar e criar um artigo melhor.
Palavra-chave é um termo ou frase que resume o assunto de um conteúdo
Outro site semelhante é o answer the public que também é muito bom e te dar várias ideias de conteúdos para criar.
Insight
Um insight que gostaria de compartilhar como você é sobre o funil de busca, pensa em um funil ou em uma pirâmide invertida, quando você está criando seu blog e ainda não tem tráfego de pessoas, seria bom você criar posts para a maior parte do funil que é o topo.
Topo do funil
No topo do funil, ficam as pessoas que estão pesquisando algo que ainda não sabem, tipo “como fazer dinheiro na internet”, existe muita gente nessa fase de curiosidade que não sabe, então é um público maior para você, como mais chance de clicar em um posts do seu blog.
Meio do funil
No meio do funil, já é metade do público do topo do funil, pois essa pessoa já conhece várias formas que pode fazer dinheiro com a internet, então também vale a pena criar um artigo para essas pessoas em seu blog, um belo exemplo e esse post aqui rs.
Fundo do funil
Por último, é bem importante é o fundo do funil, normalmente é onde tem a maior concorrência pois são pessoas que as empresas querem, pessoas que já passaram por toda parte do funil e estão decididas a tomar um tipo de ação, como comprar algum produto.
Criar posts para o fundo do funil, você já tem que ter em mente que terá muito mais competição e pouca chance de você ser uma dos primeiros dos resultados da busca, mas não impossível!
Você pode usar outros post de topo e meio do funil para levar a um post de fundo de funil, onde você quer vender algo para a pessoa.
Criando seu post
Agora vamos ao passo a passo para você ter uma direção para criar bons posts em seu blog.
Em seu post terá seu título principal que é a palavra chave que os usuários pesquisam no google e em outras plataformas, após o título você deve fazer a introdução do conteúdo que você irá abordar.
Eu sempre deixo para fazer a introdução depois que criou todo o texto do post, assim eu tenho um faço uma geral no conteúdo e criou uma introdução mais conectada com o conteúdo.
Após isso você já pode iniciar com o conteúdo que você quer passar, dentro do conteúdo você também pode criar listas e tópicos sobre os assuntos que você irá abordar e já linkar com o conteúdo, assim o usuário poderá ir direto ao ponto que ele quer saber.
É interessante você separar os itens por sessões, assim ficará mais fácil do usuário encontrar o que está buscando também.
E por fim fazer a conclusão do texto que você escreveu, adicionando também links internos para a pessoa conhecer mais o seu blog ou assuntos relacionados a esse que você acabou de criar.
Como links internos, ajuda você a rankear melhor no Google, melhorando o seu SEO “É a sigla em inglês para Search Engine Optimization”, significa “otimização para motores de busca”.
É um conjunto de técnicas e estratégias que visam melhorar o posicionamento de um site nos resultados de busca de mecanismos como Google, Bing e Yahoo.
Vale a pena você estudar mais sobre SEO, para ter seu blog otimizado para as busca dos usuários e atrair mais cliques.
Outra coisa bem importante que você aplica é a quebra de parágrafos, não escrever tudo em um parágrafo gigante como se fosse um livro.
Lembrando que hoje mais de 70% dos acessos e dúvidas são feitas por smartphones, as pessoas estão usando mais o celular por sempre estar na palma da mão delas, então foque em otimizar o conteúdo para dispositivos menos, por isso as quebras de parágrafos.
Você não precisa escrever em menos linhas, apenas fazer mais quebras e deixar o texto mais fluido.
Conclusão
Por último, sempre que for escrever o seu post para seu blog, escreva do Google Docs, se acabar a energia você pode ficar tranquilo pois a ferramenta sempre salva automaticamente seus textos.
Veja também esse post que fala sobre Como fazer dinheiro com blog em 2025.